A medicina veterinária evolui a passos largos e, nos dias de hoje, já temos diversas formas de diagnóstico e tratamento que eram simplesmente impensáveis há alguns anos ou mesmo décadas.
E, definitivamente, um dos avanços que potencializou os resultados de diversas operações e tornou outros procedimentos possíveis foi a videocirurgia.
O SOS hospital veterinário é pioneiro nesta técnica cirúrgica no Espírito Santo, contando com todo aparato cirúrgico de última geração e com cirurgião especializado nesta modalidade cirúrgica avançada e minimamente invasiva.
A videocirurgia, também chamada de videolaparoscopia, cirurgia minimamente invasiva, é uma técnica operatória que faz uso de microcâmeras durante os procedimentos para que o cirurgião possa visualizar o interior do organismo do paciente.
Em geral, ela demanda incisões muito menores do que nas técnicas tradicionais, não ultrapassando 1 centímetro, na maioria das vezes.
VANTAGENS DA VIDEOCIRURGIA:
AMPLIAÇÃO DA IMAGEM
Uma das vantagens mais evidentes da técnica de videocirurgia é que o cirurgião tem a possibilidade de ver detalhes do organismo com muito mais clareza e nitidez.
Como o equipamento é dotado câmeras, isso torna possível ampliar a imagem, permitindo ter um melhor entendimento de toda a situação do paciente.
MENOR RISCO DE INTERCORRÊNCIAS
Como os cortes são muito menores e a visualização do cirurgião se torna mais clara, o número de intercorrências na cirurgia tende a ser bastante minimizado.
O menor contato com o meio externo, por exemplo, reduz a possibilidade do paciente contrair infecções, reduzindo assim o tempo de internação do paciente.
Como também há menos sangramento durante o procedimento, o organismo fica mais propenso e capaz de se recuperar, tornando o pós-operatório mais rápido.
Entre outras complicações mais graves que podem ser evitadas com o uso do videolaparoscopia, podemos citar a menor possibilidade de hemorragias, implicando em menos chances de transfusões e ainda menos dor nos dias seguintes, por consequência, menos uso de analgésicos e anti-inflamatórios.
RESULTADOS ESTÉTICOS MAIS HARMONIOSOS
Não dá para negar que a questão estética seja muito importante, embora isso possivelmente não seja a preocupação principal da grande maioria das intervenções cirúrgicas, principalmente na medicina veterinária.
Ainda assim, o uso da videocirurgia é muito positivo, pois ela confere bem mais exatidão dos movimentos e um tamanho limitado aos cortes, criando cicatrizes quase imperceptíveis em boa parte dos casos.